Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

OMS alerta para aumento de casos de febre amarela no Brasil - Rádio Líder FM Formosa

Fale conosco via Whatsapp: + 061 999071059

No comando: Madrugada Líder

Das 00:00 às 05:00

No comando: Coração Sertanejo 1ª Edição

Das 05:00 às 07:00

No comando: Honda Policial

Das 07:00 às 08:00

No comando: Manhã da Líder

Das 08:00 às 11:00

No comando: Saudade Sertaneja

Das 09:00 às 12:00

No comando: Ponto do Amor 1º Edição

Das 12:00 às 14:00

No comando: As balas da Líder

Das 14:00 às 15:00

OMS alerta para aumento de casos de febre amarela no Brasil

Sem casos em Goiás desde 2017, SES/GO recomenda medidas de prevenção para o estado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o aumento de casos e óbitos por febre amarela em alguns países das Américas, incluindo o Brasil. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO) reforçou a recomendação, destacando a importância da vacinação e das medidas preventivas, principalmente em regiões rurais e de mata.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), foram registradas oito mortes causadas pela doença em São Paulo, além de casos em São Paulo (13 casos), Minas Gerais (1 caso) e Tocantins (1 caso). Em todos os casos fatais, as vítimas não haviam sido vacinadas. Embora Goiás não tenha registrado casos desde 2017, a SES/GO emitiu um alerta para garantir que a população esteja devidamente imunizada, especialmente com o aumento das viagens durante o carnaval e outros feriados.

A vacinação contra a febre amarela é essencial para a prevenção da doença, transmitida pela picada de mosquitos silvestres. A dose deve ser administrada com antecedência mínima de 10 dias antes da viagem a regiões de risco. O estado de Goiás apresenta uma cobertura vacinal de 72,77%, ainda abaixo da meta de 95% definida pelo MS.

A SES/GO orienta a população a adotar medidas adicionais de proteção, como o uso de roupas longas e repelentes ao viajar para áreas de risco, além de atualizar o cartão de vacinação. Em relação à vacina, a recomendação é que crianças de 9 meses a 5 anos recebam duas doses e que indivíduos de 5 a 59 anos que ainda não foram vacinados tomem uma dose única.

Para aqueles que tomaram a dose fracionada da vacina em 2018, o MS sugere a aplicação de uma dose adicional caso a pessoa vá viajar para áreas com circulação do vírus, como os estados afetados atualmente.

Apesar da eficácia comprovada da vacina, a febre amarela continua sendo uma doença de alta letalidade, com taxas de mortalidade variando entre 20% e 50% nos casos graves. A OMS também destacou a importância do uso de doses fracionadas em emergências, como ocorreu em 2018 em alguns estados brasileiros, para ampliar a proteção da população.

Fonte: Jornal Opção

Acompanhe a Rádio Líder FM Formosa nas redes sociais:
https://linktr.ee/liderfmformosa
Rádio Líder FM Formosa, dá gosto de ouvir!

Deixe seu comentário: